Como você administra seus conflitos no ambiente de trabalho?

“…Acreditamos que a harmonia no ambiente de trabalho serve de base para a construção de relacionamentos profissionais saudáveis, e que o nosso sucesso depende de relações interpessoais que sejam geridas de forma eficiente e eficaz, sempre considerando os diferentes tipos de personalidades das pessoas…”

Como você administra seus conflitos no ambiente de trabalho?


Todos vivenciamos conflitos no ambiente de trabalho, resta saber administrá-los ou até mesmo evitá-los. Acreditamos que a harmonia no ambiente de trabalho serve de base para a construção de relacionamentos profissionais saudáveis, e que o nosso sucesso depende de relações interpessoais que sejam geridas de forma eficiente e eficaz, sempre considerando os diferentes tipos de personalidades das pessoas.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a lidar melhor em situações conflituosas:

1 – Valorize o seu semelhante: a união faz a força, todos nós em algum momento precisamos de união para sermos  mais fortes ainda, é necessário valorizar as pessoas, visto que são elas que possuem inúmeras qualidades que são fundamentais e também complementares para o crescimento da empresa, já que as mesmas são construídas por pessoas, ou seja, a base da prosperidade da empresa.

cooperação

2 – Saiba ouvir: os melhores comunicadores do mundo são os melhores ouvintes. Valorize e busque compreender ao máximo o que o outro quer transmitir para você.

3 – Foco em resolver os problemas e não em atacar pessoas: nunca leve as coisas para o lado pessoal, pelo contrário, busque resolver os problemas em questão.  Assim,  a harmonia do ambiente vai ser preservada e a produtividade garantida.

4 – Seja humilde: em uma discussão, às vezes estamos certos, e às vezes errados. Aceitar quando uma pessoa destrói nossas convicções e nos prova que sua ideia é a mais correta, nos agrega conhecimento.  O sábio Albert Einstein costumava dizer que: “uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. Sendo assim, sejamos sempre abertos a novas ideias.

5 – Seja empático: exercite a capacidade de tentar se colocar no lugar do outro, tentando entender seus problemas, desta forma será  mais fácil compreender os pensamentos alheios e propor soluções adequadas.

6 – Tenha argumentos inteligentes e assertivos: saiba expor suas ideias, desenvolva sua capacidade de persuasão e tenha clareza de seus argumentos.

7 – Exercite a paciência: a paciência é essencial para os relacionamentos interpessoais saudáveis. Saiba relevar algumas coisas, a fim de preservar a harmonia em seu ambiente de trabalho.

8 – Trabalhe a sociabilidade: aceite que cada pessoa é diferente da outra, procure aceitar as diferentes  personalidades, assim você será reconhecido pelo grupo.

9 – Trate as pessoas com equidade: a justiça deve ser sempre a prioridade em qualquer tipo de relacionamento.

10 – Controle suas emoções:  explodir e “esbravejar” para tentar solucionar um determinado fato, só agravará ainda mais a situação, administre as suas emoções mediante situações de conflito.

Saber lidar de forma inteligente com as pessoas, evitando que os desgastes afetem negativamente a produtividade da equipe é uma habilidade que demanda a aplicação de várias competências conjuntamente, procure autoconhecer-se e, o primeiro passo rumo a relações sustentáveis e saudáveis estará dado.

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